Música

sexta-feira, 3 de março de 2017

Desde Parada de Outeiro e pelo Fojo de Pitões, Cascatas de Pereira, Fraga de S.João e Curral de Currachã (28 de Outubro 2016)

Com início bem cedo em Parada de Outeiro, aldeia comunitária do concelho de Montalegre e seguindo em direção ao Fojo da Cabrita de Portela de Fairra entrei nas chamadas terras sagradas de Pitões das Júnias, atravessei a Ponte sobre o Ribeiro de Beredo e continuei passando por uma Silha do Urso, antigas armadilhas nos tempos em que o Urso Vagueava pela Serra do Gerês e que hoje são utilizadas por alguns produtores para colocar as suas colmeias, continuando e chegando ao Fojo de Pitões fiz um pequeno desvio para ir visitar as fantásticas Cascatas de Pereira, aqui aproveitei para almoçar e para me deixar estar a sós com os meus pensamentos num local simplesmente perfeito onde se respira paz ao som das límpidas e cristalinas águas que correm montanha abaixo, custou levantar mas estava na hora de continuar a trilhar caminho e daqui circulei a Fraga de S.João com a sua mítica Capela lá bem no alto em direção ao Curral de Touças, um belo Curral com a sua antiga Cabana (Forno) já em ruínas, daqui segui para a vizinha Currachã com o seu Curral e a sua estimada Cabana, local simplesmente mágico, não era a primeira vez que aqui estava e é um lugar onde sempre me apetece ficar, a envolvência e o silêncio deste local não têm preço, daqui a ideia inicial era subir aos Cornos de Candela mas estava a ficar tarde e resolvi começar a dirigir-me ao local de partida, todo o regresso desde Currachã é sempre com fabulosas vistas sobre os vários Cumes e Picos das terras de Pitões das Júnias, quanto a Cornos de Candela ficará para uma próxima onde aproveitarei para subir também à Fraga de Paul.
Mais um fabuloso dia de montanha para mais tarde recordar.

Fojo de Portela da Fairra

Fraga de Paul

Cornos de Candela

Curral das Touças

Forno das Touças (Ruínas)